No período da manhã, começamos com a presença dos educadores Mariana e Mauricio nos apresentando os oficineiros Pedro e Olavo, que conduziram a proposta do dia, de trabalhar com o universo de HQs. Eles começaram apresentando quadrinhos de diversos tipos, neste momento o foco era em nos proporcionar um primeiro contato, para que todos acompanhassem a introdução neste universo. A dupla também apresentou os quadrinhos que produzem, Pedro como o autor das histórias, e Olavo como o desenhista dos quadrinhos O Contínuo, juntamente com outros desenhistas.
Depois deste primeiro contato, entramos na parte teórica dos quadrinhos, dividida em referência, linguagem e identidade. Neste momento, foi falado que inicialmente o quadrinho se divide em autor e desenhista, sendo que o autor também pode desenhar seus trabalhos. A dupla também falou da produção em massa, das escolhas de produção, que abordam desde a escolha dos profissionais que irão trabalhar nos quadrinhos, até o processo de finalização do desenhista, onde ele escolhe as melhores linhas para dar a forma desejada á figura.
Na segunda parte da manhã, Pedro e Olavo proporão para que o grupo se dividisse, e fizesse uma HQ. Esse momento foi o mais divertido do dia, pois o grupo é bastante criativo e cômico! O resultado não podia ser diferente: uma história melhor que a outra, todas elas ficaram muito boas!
Na parte da tarde, tivemos a presença dos educadores Angela, Mauricio e da Mariana, que acompanhou um pouco esse segundo momento conosco. Os oficineiros deram continuidade á atividade, falando um pouco mais da história dos quadrinhos trabalhando em cima das histórias que criamos pela manhã.
Pedro e Olavo falaram um pouco da existência dos quadrinhos, dos quadrinhos que eram aceito no mercado, e do modelo tradicional dos quadrinhos, que era feito sempre com as calhas, geralmente de tamanhos padrões, e com o enquadramento próximos de uma calha para outra; os balões de texto, que sempre seguiam uma ordem da direita pra esquerda; e a grande ligação dos quadrinhos com o jornal, antigamente os quadrinhos eram publicados somente nos jornais começando assim a ganhar um espaço no mercado. Os quadrinhos deveriam se enquadrar nas exigências dos jornais para serem publicados, e os que não fossem publicados neles não eram considerados quadrinhos. Com o tempo esse modelo padrão foi desestruturado, as calhas passaram a ter tamanhos diferentes, e sua distância também teve uma grande importância para o contexto da historia que estava sendo dita, pois ela passou a “simbolizar” o tempo de uma calha para outra, como se tivesse passado um tempo real, que vária desde um segundo, há um ano ou mais. Os balões também tiveram alterações: passou-se a usar balões não só para os textos, mas também para todos os acontecimentos relacionados á história, como os balões recordatórios, que são usados para voltar no tempo; os balões radioativos, que simbolizam sons estridentes; entre outros. Até mesmo o não uso dos balões passou a ser adotado com mais freqüência.
Logo, a dupla nos ensinou a construir um roteiro de HQ, que abrange:
- Personagens: características físicas, psicológicas e sociais;
- Universo;
- Situações;
- Enredos;
E foi proposta uma atividade final, que era do grupo construir um roteiro de HQs em trios, para que no próximo encontro fosse dada continuidade a essa história produzindo o roteiro.
Esse encontro foi muito útil para mim, pois só tive contato com HQs quando era criança, e depois não me interessei mais, e nele pude conhecer muitas coisas interessantes sobre quadrinhos e entender mais sobre seus tipos diversificados, despertando o interesse de conhecer cada vez mais sobre eles, já que em uma parte do tempo no ccj eu fico na HQteca, que é um espaço que podemos encontrar quadrinhos incríveis, incluindo os que foram apresentados neste encontro!
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Bom galera, acho que é isso, tentei passar tudo que eu me lembrei do encontro, e as coisas que eu achei interessantes. Até o próximo encontro, e que o mesmo seja tão bom quanto esse que participamos.Um abraço a todos.
Doroti Martz
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