sexta-feira, 30 de abril de 2010

26/04/2010

Segunda-Feira de Sol e metrô bem lerdo. Na parte da manhã começamos com a Mari e o Mau, Mari fez uma roda e distribuiu o texto “A Complicada arte de ver” de Rubem Alves, na qual lemos e discutimos, levantando questões como em relação aos educadores que em vez de ensinar com o papel de “eu ensino e você aprende” pudessem se dedicar ao um olhar mais artístico, a poder também aprender com o aluno, “...mas que dedicaria a apontar as assombras que crescem nos desvão da banalidade cotidiana...”. Isso fez também com que outras questões fossem levantadas, como o relacionamento e trabalho dentro do CCJ.

Depois, Mari explicou as mesas com os materiais para elaboração dos personagens dos quadrinhos que os grupos estão montando. Cada mesa haveria um método diferente para fazer os quadrinhos. Giz, canetinhas, nanquim (me apaixonei pelo nanquim!), colagens, carimbos, e etc. Feito isso, pequena pausa dramática para o lanchinho.

Retornando, os grupos começaram a fazer seus personagens para dar continuidade na parte da tarde.

Por volta das 13:15 paramos e fomos almoçar. Retornamos a tarde com o Pedro e Olavo.

Cada um dos grupos contou como estava o andamento do roteiro, se havia já um roteiro, e como seria feito o desenho.

O grupo do Chelmí já estava com o roteiro praticamente pronto, que seria a história de dois estudantes voltando da escola no ônibus, ambos da mesma série, porém um mais Nerd e outro, nada nerd. Cada um deles iriam ter pensamentos preconceituosos uns dos outros até que... Esperemos para ver o fim dessa história quando terminado!

O grupo da Dórati, também tinha um roteiro pronto, porém as ideias de como colocá-los em prática estavam difíceis de se conseguir. Seria um longa metragem (rs brincadeirinha) de dois tomates, que se apaixonariam, e viajariam para são Paulo, e se separariam, e depois se reencontrariam, e o tomate ia ser atropelado, e o outro acharia que ele estaria morto, até que...Esperemos para ver o fim dessa história quando terminado!

O grupo da Juliana faria pelo retro-projetor, seu roteiro também estava praticamente pronto levando em fato que elas tinham o começo o meio e o fim. A história seria baseada nelas mesmas, contando a história de uma jovem de 15 anos que anuncia para a colega que vai se casar. A amiga, indignada, resolve então levá-la para uma festa para aproveitar seus últimos momentos felizes de liberdade. E lá, a jovem iria se embebedar e usar drogas e ter umas viagens muito doidas até que... Esperemos para ver o fim dessa história quando terminado!

O grupo do Ângelo optou pelo carimbo, e nanquim sobre fotos. A história baseia-se em um usuário que iria sair do CCJ, passar pelo cemitério aqui perto e ver pessoas usando drogas e se prostituindo. Isso iria fazer com que ele tivesse reflexões e ao voltar para biblioteca e entregar o livro para o Ângelo e a Jack, as respostas das suas perguntas estariam no livro entregue e... Esperemos para ver o fim dessa história quando terminado!

Meu grupo resolveu misturar desenho feito com nanquim e colagem. Com o roteiro não muito claro, deixamos que nossas ideias viessem de acordo com a construção do quadrinho em si. Porém a idéia eral seria que dois amigos, um homem e uma mulher, o homem vindo do Ceará e a moça de São Paulo, estivessem conversando em um bar, até que fossem embora. E no caminho o homem teria uma “viagem” psicodélica por suas imaginações e... Esperemos para ver o fim dessa história quando terminado!

Após isso, Pedro e Olavo passaram uma cronologia sobre HQs explicando os principais, suas épocas e estilos. Na qual o Mau enviou por e-mail depois.

Por fim, já quase no final da tarde, continuamos a elaboração e montagem do quadrinho com os materiais escolhidos. Como não deu tempo de terminar, terminaremos na próxima segunda, dia 03 na parte da manhã com a Mari e o Mau.


-Carol-ol-ol :)

Nenhum comentário: