domingo, 18 de outubro de 2009

João Candido Silva - Luanda

"na arte naif, tudo é expressão do sentimento de constante recomeço da via"

As finas, longas e fortes mãos do artista plástico João Candido impressionam. São as principais ferramentas de um pintor e escultor que, ao lidar com pincéis ou com madeira, expressa um raro talento para trabalhar com diversas técnicas, atingindo resultados de elevado esmero artístico.
Ciente de seu oficio, Candido devota a cada obra uma atenção especial.Pelo seu virtuosismo técnico, ele pode ser colocado numa vertente que oscila entre a delicadeza de cores próximas ao impressionismo e o vigor expressionista dos traços e imagens. Seu trabalho, seja em madeira ou tela, é o resultado de mãos calejadas, experientes e sensíveis no trato com diversos materiais.
Para Cândido, ARTE È UMA FORMA DE SOBREVIVENCIA, uma maneira de extravasar sentimentos e de manter a cultura viva. Talvez por essa consciência, suas composições, ora plenas de imagens ora com menos elementos, ora mais complexas, ora mais simples, têm em comum um alto padrão de qualidade, atingido pela dedicação extrema.
A mente criativa de João Candido está constantemente em busca de novos desafios, seja com pincéis ou com ferramentas para trabalhar a madeira. Se mãos direcionadas pelo ódio podem matar, aquelas orientadas pelo amor à vida, como as do artista mineiro,mostram, por meio da arte, como telas e esculturas podem ser as expressões mais divinas do ser humano. "Naif, de mala e cuia"


Pergunta para Luanda, ainda impregnada da beleza dos livros que me apresentou:

Pensando na tua família, o que você deve espiar e o que você expiar ?

Nenhum comentário: