terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Corpo, experiência e consciência

Registrar a atividade me causou um certo desconforto, alterou minha consciência em relação com a experiência do dia. Registrei o que percebi, cada corpo teve uma consciência diferente nessa experiência, pode ser que algumas delas se coincidem e outras sejam acrescentadas, minha intenção não é teorizar, criticar ou reclamar da experiência. O grupo Dança Possível esteve presente e trouxe para a sala algumas dinâmicas com jogos, interação, contato improvisação e dança contemporânea, atingindo o corpo e sua conscientização mostrando o quanto podemos explorá-la, expandi-la e até mesmo aprofundá-la.
Resolvi dividir a experiência em 3 tipos de consciência* mantendo na integra alguns dos textos retirado do livro de John Stevens, por considerá-los bem explicativos e simples e trazendo alguns exemplos a partir da última atividade, considerando essa experiência apenas no momento em que as percebia:
1-“Consciência do mundo exterior: contato sensorial presente com objetos e acontecimentos”. A sala cheia de quadros coloridos sobre as paredes brancas, os colchonetes vermelhos espalhados em círculo sobre o chão frio na sala também fria, o bolo de chocolate no intervalo, sentir o suco de abacaxi sem açúcar, a textura do pão de forma com queijo entre meus dentes. A procura pelos ossos do companheiro, os dedos apertando a musculatura, os joelhos dobrados sobre o colchonete, o esbarrar nos corpos ao caminhar rápido do centro a periferia da sala. A luz do teto nos olhos fechados, os comentários, as risadas descontraídas e a música ao ecoar e entrar na cabeça.
2-‘Consciência do mundo interior: contato sensorial presente com eventos interiores. O que sinto agora dentro da minha pele, cócegas, tensões musculares e movimentos, manifestações físicas de sentimentos e emoções, desconforto, bem-estar etc.” Não consegui concentrar no início da atividade, não encontrava uma postura confortável, ao deitar pela primeira vez no colchonete senti uma dor nas costas, uma dor no joelho ao esticar a perna que ao dobrá-lo sentia um alívio e conseguia relaxar. Após uma atividade ao me levantar da posição sentia meus pés formigarem, ao dançar senti uma sensação prazerosa com o ritmo e o movimento em meu corpo. No final do dia senti uma leve dor de cabeça.

Esses dois primeiros tipos abrangem o que posso saber sobre a realidade presente da forma que a experiencio. “O terceiro tipo de consciência é diferente, minha consciência de imagens, de coisas e fatos que não existem na realidade”.

3-‘Consciência da atividade da fantasia: isto inclui toda a atividade mental, além da consciência presente da experiência em andamento. Todo o explicar, imaginar, interpretar, adivinhar, pensar, comparar, planejar, recordar o passado, antecipar o futuro etc.” É neste tipo de consciência ao qual no momento o registro se apresenta, pois me antecipo dos fatos busco explicações para o que estou fazendo, busco no passado a experiência, o que devo colocar no papel, e o que acharão do que eu escrever? Tudo não passa de irrealidade. “A percepção de que tudo existe no agora se torna difícil de aceitar. A idéia do passado é, às vezes, útil, mas é uma idéia, uma fantasia que mantenho agora”, considerando esse registro que retorna a segunda passada, é uma idéia do que foi, sendo uma idéia é também uma fantasia. “Assim como a idéia do futuro é também irreal”. Como as vezes podemos imaginar que ao fazer esse curso eu terei obtido muitos conhecimentos, terei aprendido muito e aplicarei tudo no CCJ e na minha profissão, esses são apenas palpites.
Termino o texto com um trecho de um outro autor:
“O prazer é a origem de todos os bons pensamentos e sentimentos. Quem não tem prazer corporal se torna rancoroso, frustrado e cheio de ódio. Seu pensamento torna-se distorcido e seu potencial criativo se perde. Ele desenvolve atitudes autodestrutivas.
O prazer é a força criativa da vida. A única força capaz de se opor à destrutividade em potencial do poder”. Lowen A.

Textos retirados dos livros:
Tornar-se presente , experimentos de crescimento em gestalt-terapia Stevens John
Prazer , uma abordagem criativa da vida Lowen Alexander


Bruno Perê, 18 de janeiro de 2009

Nenhum comentário: